Você conhece o jogo da forca? Esse é um dos jogos mais populares no Brasil e que atravessa gerações conquistando sempre muitos adeptos.
É um jogo simples e acessível que, além de divertido, ajuda a manter a mente trabalhada e contribui para o conhecimento ortográfico.
Para jogá-lo você só precisa de um papel e uma caneta. Depois disso, basta pensar com calma em quais são as palavras que você vai usar para desafiar os oponentes.
Veja a seguir como funciona, quais são as regras e como surgiu o Jogo da Forca.
Como surgiu o Jogo da Forca?
Não há registros oficiais sobre como surgiu esse jogo. No entanto, acredita-se que ele seja de origem inglesa e tenha surgido a partir de outro jogo bem famoso, o jogo da velha. Alguns sites de curiosidades garantem que o primeiro registro a respeito da Forca aconteceu no livro “Traditional Games” publicado em 1894.
Regras e como jogar
O Jogo da Forca tem uma dinâmica muito simples. Por isso ele pode ser perfeito pra brincar com crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
Veja o passo a passo para jogar.
- Em uma folha em branco desenhe a estrutura simples de uma forca;
- Pense em uma palavra e, sem dizer aos demais oponentes, faça traços embaixo da forca. A quantidade de traços deve corresponder a quantidade de letras da palavra que você pensou para a brincadeira.
- Agora, cada pessoa que está participando do jogo deve chutar uma letra para tentar descobrir a palavra que foi pensada.
Conforme as pessoas acertam as letras, o desafiante deve escrevê-las no lugar correto. Mas, conforme erram, o desafiante deve começar a desenhar um bonequinho de palito na forca.
Caso o boneco fique completo, ganha o desafiante. Mas, caso os jogadores consigam completar a palavra antes de “enforcar” o bonequinho, então eles é quem ganham.
Ao todo são sete chances para acertar. Isso porque a equipe ou o jogador que está desenhando o boneco deve pensar nas seguintes partes: cabeça, tronco, perna esquerda, perna direita, braço esquerdo, braço direito e a forca.
Leia também:
Pode chutar?
Sim, os jogadores podem chutar a palavra antes de descobrir todas as letras. Caso eles acertem, ganham o jogo. Mas se erram, então o desafiante deve fazer mais um desenho do bonequinho na Forca.
Jogo da Forca – benefícios
Jogos com palavras podem ajudar muito no desenvolvimento linguístico, ortográfico e auxiliar na compreensão da grafia. Muitas professoras utilizam o Jogo da Forca para a educação infantil. Alguns de seus benefícios são:
- Estimula o desenvolvimento da consciência fonológica;
- Amplia o vocabulário;
- Ajuda a criança a reconhecer as letras do alfabeto.
- Desenvolve a atenção;
- Estimula a concentração;
- Contribui para a lógica e a agilidade.
Dicas para jogar a Forca
Existem algumas que dicas que podem ajudar a criar um Jogo da Forca e se divertir com essa atividade. A principal dela é que você deve pensar em palavras menos óbvias.
Outra dica legal é evitar palavras que tenham muitas vogais repetidas, afinal, isso facilita muito a descoberta da palavra. Seja criativo e opte por palavras menos conhecidas.
Para quem quer treinar o inglês ou mesmo o português, o Jogo da Forca pode ser feito nesse ou em outros idiomas, ajudando a tornar os estudos mais dinâmicos e divertidos.
Gostou de saber sobre a origem do jogo da forca?
Comente e compartilhe com seus amigos!